Cirurgia da Articulação Temporomandibular

O que é a Cirurgia da ATM?

As desordens da ATM são geralmente denominadas DTMs (Disfunções Temporomandibulares). Dentro deste grande grupo, estão caracterizadas diversas doenças, que vão desde os desarranjos internos da ATM, disfunções da musculatura mastigatória, desordens por alteração de crescimento entre várias outras. Consequentemente o tratamento é multimodal e por vezes multidisciplinar.

Especificamente aos chamados desarranjos internos da ATM, tratamentos cirúrgicos podem estar indicados, e quando, sim, vão desde infiltrações de medicamentos nos espaços articulares, passando pela lavagem da articulação (artrocentese), artroscopia (procedimento diagnostico e terapêutico comprando potencial no tratamento destas disfunções), até chegar às cirurgias “abertas”, como discopexias, condiloplastias e substituição por próteses, indicados para casos de doenças mais avançadas e geralmente para casos refratários a outros tratamentos menos invasivos.

O Convênio cobre uma Cirurgia da ATM?

Da mesma forma que para a cirurgia ortognática, os convênios ou seguros saúde (médicos) tem obrigatoriedade de cobertura desta cirurgia, que tem caráter funcional. O paciente (beneficiário) deste convênio tem por direito a escolha do profissional assistente, ou seja, seu cirurgião.

Caso o cirurgião não seja credenciado junto ao convênio, os honorários médicos da equipe cirúrgica serão de responsabilidade deste paciente, porém insumos hospitalares e honorários do hospital ainda, sim, serão cobertos por este plano.

Onde é feita a Cirurgia da ATM?

Procedimentos minimamente invasivos da ATM, como infiltrações de medicamentos nos espaços articulares e a lavagem articular podem ser realizados em âmbito ambulatorial sob anestesia local ou associação com sedação endovenosa. Para a Artroscopia e cirurgias abertas, faz-se necessário a anestesia geral em âmbito hospitalar.

Quando é Recomendada a Cirurgia da ATM?

A cirurgia da ATM propriamente dita está indicada para os desarranjos internos intermediários e avançados desta articulação, geralmente refratários a tratamentos clínicos menos invasivos.

Quais os Principais Benefícios da Cirurgia da ATM?

Enquanto muitos tratamentos clínicos da ATM para estágios avançados são considerados “tratamentos paliativos”, ou seja, não levam à resolução do problema e sim à atenuação de seus sintomas, as cirurgias da ATM tem um objetivo de “tratamento curativo”, buscando a resolução do fator ou dos principais fatores “causadores” da doença.

Como é o pós-operatório de uma Cirurgia da ATM?

Varia muito da técnica executada, porém a Artroscopia, procedimento realizado na maioria dos paciente com desarranjos internos, tem um tempo de recuperação menor, por se tratar de um procedimento “minimamente invasivo” sem a necessidade de grandes incisões, descolamentos, etc.

Quando procurar Tratamento para ATM?

Pela característica degenerativa das DTMs, quanto mais precoce o diagnóstico, melhor é o potencial terapêutico. Aos sinais de estalos ao movimentar a boca, limitação de mastigação de alimentos consistentes ou desvios, além de dificuldade em transladar a mandíbula, podendo ou não estar acompanhado de dor, procure um cirurgião buco maxilofacial com experiência em tratamento de DTM.

Quais são os Principais Impactos que uma pessoa com Disfunção na ATM sofre na vida dela?

O objetivo principal do tratamento da DTM é o reestabelecimento de uma boa função articular, ou seja, a capacidade de abrir e fechar a boca, para falar, mastigar, bocejar, etc., sem dor e sem limitações.

Alguns objetivos secundários podem ser alcançados, já que pacientes com DTM frequentemente apresentam a manifestação de outros sintomas como dores de cabeça, dores no ouvido, etc., o tratamento visa a melhora da qualidade de ida do paciente.